Enurese é a micção involuntária que pode ser causada por fatores genéticos, psicológicos, atraso no desenvolvimento (mecanismo fisiológico responsável pela micção), anormalidades na produção noturna, ou no trato urinário e dificuldades para desperta e ir ao banheiro.
Segundo DSM –IV a idade cronológica respeitada é de no máximo 5 anos, após isso os pais deverão procurar orientação de um pediatra ou psicólogo.
O escape noturno pode ser diagnosticado com relação ao emocional se a criança já adquiria o controle noturno no prazo de seis meses, e perdeu o controle. Isso pode acontecer se a criança estiver passando por situações de estresse em casa, como a separação dos pais ou nascimento de um irmão. Em alguns casos, o problema está relacionado ao Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDHA). Mas para apontar uma causa psicológica primeiro devemos afastar eventuais patologias físicas.
Relacionando ao emocional a criança poderá ficar envergonhada, retraída ou com medo de falar que faz xixi na cama, evitando desta forma dormir na casa de amigos e parentes, comprometendo a socialização e a autoestima da criança. È importante ganhar a confiança dos pais para motivá-la ao tratamento e superar a disfunção. Em casos emocionais a ajuda de um psicólogo é bem vinda.
Existem terapias específicas que variam desde a administração da desmopressina – um medicamento análogo ao hormônio antidiurético – até o tratamento psicológico e fisioterápico. Também ajuda bastante estimular a criança a beber água durante o dia, reduzindo a ingestão à noite, depois do jantar, e incentiva la a fazer xixi antes de dormir.
Leave a Reply