Depressão Infantil

Depressão é uma doença grave, que se não for tratada adequadamente, interfere no dia a dia das pessoas e compromete a qualidade de vida.

Nos adultos, é mais fácil de ser diagnosticada. Eles se queixam e, mesmo que não o façam, suas atitudes revelam que não se sentem bem e a família percebe que algo de errado está acontecendo.

Com as crianças, é diferente, elas aceitam a depressão como fato natural, próprio de seu jeito de ser. Embora estejam sofrendo, não sabem que aqueles sintomas são resultados de uma doença e que podem ser aliviados. Calam-se, retraem-se e os pais, de modo geral, custam a dar conta de que o filho precisa de ajuda, pensam ser uma situação passageira, sem importância, que infelizmente se não for logo diagnosticada só se agrava.

Estes são os principais Sintomas de Depressão em qualquer fase da infância:

• Mudança de humor significativa (irritado ou depressivo)
  • Perda do interesse ou prazer por brincar
  • Aumento ou redução da energia
  • Aumento da sensibilidade (irritação ou choro fácil)
  • Condutas agressivas e antissociais
  • Problemas de socialização
  • Sentimento de rejeição
  • Ansiedade
  • Atrasos no desenvolvimento psicomotor e na fala
  • Negativismo e Pessimismo
  • Auto depreciação
  • Queda no rendimento escolar (diminuição da atenção, memória, raciocínio ou lentidão psicomotora)
  • Cansaço, fadiga.
  • Enurese e encoprese (urina ou defeca na cama)
  • Perda ou aumento de apetite e consequentemente peso
  • Distúrbios do sono
  • Dores e sintomas físicos sem causa determinada: cefaleias, lombalgia, dor nas pernas, náuseas, vômitos, cólicas intestinais, vista escura, tonturas.

A criança depressiva não precisa apresentar todos os sintomas listados acima, mas deve satisfazer pelo menos 5 ou mais dos sintomas durante cerca de 2 semanas consecutivas.

Como tratar uma criança com depressão?

A percepção dos pais em relação aos sintomas  da depressão no inicio da doença favorece o tratamento, pois possibilita melhor o diagnóstico e impede que a doença se agrave, ou tome outra proporção.

Os profissionais que devem ser procurados inicialmente para obter o melhor diagnostico é o Pediatra, Psiquiatra infantil e o Psicólogo.

Após o diagnóstico se iniciam as sessões de psicoterapia com a criança, o terapeuta fará sessões de orientação a família, em alguns casos mais graves a criança deverá ser medicada.

Como lidar com uma criança com depressão

Conviver com uma criança com depressão não é fácil, porém os pais, familiares e professores devem ajudar a criança a ultrapassar a doença para que esta se sinta apoiada e que não está sozinha. Assim, deve-se:

• Respeitar os sentimentos da criança, mostrando que os compreendem;
  • Incentivar a criança a desenvolver atividades que gosta sem causar pressão;
  • Elogiar a criança constantemente de todos os pequenos atos e não corrigir a criança perante outras crianças;
  • Dar muita atenção à criança, afirmando que a estão ali para a ajudar;
  • Levar a criança para brincar com outras crianças para aumentar a interação;
  • Não deixar a criança brincar sozinha, nem ficar no quarto sozinha vendo televisão ou jogando vídeo games;
  • Incentivar a criança a comer de 3 em 3 horas para se manter nutrida;
  • Manter o quarto confortável para ajudar a criança a adormecer e dormir bem.

Estas estratégias vão ajudar a criança a ganhar confiança, evitando o isolamento e melhorando a sua autoestima e todos devem contribuir para que a criança consiga curar a depressão.