A Ansiedade é um estado de humor desconfortável ou tensão negativa derivado de antecipação de perigo ou algo desconhecido. Uma forma de estresse que pode ser apresentada fisicamente ou emocionalmente.
A Ansiedade infantil pode manifestar se desde os primeiros anos de vida de acordo com as situações do dia a dia. A criança já pode nascer com tendência a ser ansiosa por causas genéticas, bioquímicas cerebrais, ou por fatores estressantes durante a gravidez da sua mãe.
O que pode causar a ansiedade:
– Fatores dominantes: insegurança, separação dos pais, situação nova/desconhecida, início em uma nova escola, nascimento de um irmãozinho, perda de um ente querido (luto), espera de uma viagem;
– Fatores comuns: espera de uma festa de aniversário, passeios, amizades, decepções, situações comuns diárias.
Sintomas da Ansiedade:
- Frio na barriga/ Palpitação
- Vômitos
- Irritabilidade / Agressividade
- Dificuldade de atenção e concentração
- Problemas relacionados ao sono
- Choro excessivo
- Problemas na fala/ gagueira
Como tratar a Ansiedade:
Assim que identificada a ansiedade, os pais devem procurar a ajuda de um especialista, no caso, psicólogos. A criança deve frequentar consultas, onde o psicólogo poderá fazer tratamentos e exercícios para amenizar a ansiedade na criança.
Alguns fitoterápicos também são recomendados para a ansiedade infantil, como os Florais de Bach. Em alguns casos, a homeopatia pode também controlar a amenizar os sintomas da ansiedade infantil.
Os pais e educadores precisam sempre estar atentos ao comportamento da criança. O que muitas vezes pode parecer “birra da criança” é indicio de que algo está errado, e deve ser tratado o quanto antes a fim de garantir a qualidade de vida do pequeno indivíduo.
Leave a Reply